
Junho mal começou e já vem dando amostras de que o inverno se aproxima. As temperaturas começaram a oscilar para baixo e as chuvas tornaram-se escassas. Época de prevenir as alergias e os resfriados.
E aqueles que são mais sensíveis sabem muito bem do que estamos falando. Nessa época do ano, infecções das vias aéreas superiores e crises de rinite ou asma são bastante comuns.
Isso porque alguns hábitos prejudiciais à saúde são mais recorrentes nessa época do ano, como manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada do ar gelado. Mas saiba que há algumas maneiras para que a estação mais fria do ano seja menos traumática possível.
Confira 5 dicas para evitar as doenças e prevenir as alergias do inverno!
1.Faça um pente-fino no armário
Comece agora mesmo a tirar do guarda-roupa aquelas roupas de lã, agasalhos, cachecóis, luvas e cobertores. O ideal é que sejam lavados na água quente e, durante o enxague, seja aplicada uma pequena quantidade de substância fungicida.
Como o vestuário de inverno costuma ficar guardado por muito tempo no armário, ele acumula fungos, bolores e outros alérgenos que ficam em suspensão no ar.
Se não for possível lavar todas as peças, ao menos deixe-as expostas ao sol e passe-as com ferro quente.
Não se esqueça de um detalhe importante: limpe o armário com pano úmido antes de voltar as roupas para as prateleiras e/ou gavetas, isso é muito importante para prevenir as alergias de inverno.
2. Preste atenção ao quarto de quem é alérgico
As alergias não têm cura, mas alguns cuidados podem – e devem! – ser adotados para que fiquem sob controle. E a atenção especial deve ser com relação ao quarto de quem é alérgico. Quanto menos carpetes e tapetes que acumulem poeira, melhor.
O ideal é que o piso seja lavável, preferencialmente com produtos específicos contra fungos e bactérias. Se houver animais domésticos em casa, melhor lava apenas com água e sabão neutra.
Como a cama acumula ácaros, invista em colchões e travesseiros com capas antiácaros e prefira edredons a cobertas.
3. Troque as cortinas
As cortinas de pano acumulam muita poeira – ainda mais durante o período seco do inverno. Portanto, opte por persianas que possam ser limpas com mais frequência. E não se esqueça de sempre tirar o pó de superfícies, de estantes e livros.
4. Use umidificadores – ou toalhas molhadas
Durante o inverno é primordial prevenir as alergias, o ar que entra frio e seco nas vias respiratórias pode irritar as mucosas. E é justamente por isso que as pessoas que têm alergias sentem mais o impacto da mudança da estação.
Para amenizar o problema e aumentar a umidade do ar, use umidificadores no ambiente, principalmente durante o sono, e/ou toalhas molhadas espalhadas pela casa.
5. Mantenha hábitos saudáveis
Por fim, ingerir bastante água, não fumar e se alimentar de maneira saudável são medidas que contribuem para ter qualidade de vida no inverno. Como a vitamina D está relacionada à prevenção de doenças do aparelho imunológico, reserve um pouco do seu dia para tomar sol.
Essas são algumas medidas simples e bastante eficazes para prevenir as alergias típicas do inverno, seja rinite, asma, ressecamento de pele e até mesmo infecções do aparelho respiratório.
E por mais que esteja frio, não se esqueça de deixar circular o ar no interior do seu imóvel e do local onde trabalha.
Não só os adultos sofrem com as alergias nesta época do ano. As crianças também são
afetadas, justamente pois o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.
Para o alívio dos sintomas da rinite alérgica e urticária em crianças, conte com Allexofedrin Pediátrico.